FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Uma seleção de dois rótulos surpreendentes do Velho Mundo. O primeiro rótulo, Hoya de Cadenas é elaborado pela vinícola Vicente Gandía, com uma história centenária na produção de seus rótulos, estão localizados em Valência na Espanha e ano após ano, estão entre os melhores produtores espanhóis. Com vinhedos fincados na região de Utiel-Requena, uma região que atrai olhares para os seus rótulos de Cabernet Sauvignon, como este que está na sua seleção. O seu terroir é baseado na alta altitude, com um clima mediterrânico /continental, dando origem a vinhos com ótima acidez e potencial de guarda. Já o outro rótulo de sua seleção é elaborado com a casta croata Primitivo, pela Nizzardo. A casta é uma das principais na região italiana da Apúlia, também conhecida como Puglia, dando origem a vinhos encorpados, intensos e com aromas de frutas pretas em geleia, como este rótulo. No paladar, espere taninos envolventes com ótimo corpo, ideal para acompanhar pratos com carnes vermelhas grelhadas ou um prato típico italiano como o Calzone.
Veja um pouco mais sobre estes dois rótulos em nosso canal no YouTube aqui.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, WSET 3 e MBA em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Espanha | Tinto | 750 ml
País Espanha
Região Utiel-Requena
Vinícola Vicente Gandía
Uva Cabernet Sauvignon
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 7 meses em barricas de carvalho francês e americano
Tempo de guarda .
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 16-17°C
T-bone grelhado, filé com nhoque, espaguete ao molho de queijo e iscas de filé, cogumelos salteados, churrasco, vegetais grelhados.
Elaborado pela Vicente Gandía, que está no ranking das 15 melhores bodegas espanholas, o rótulo Hoya de Cádenas, vêm da região de Utiel-Requena e o líquido leva a uva Cabernet Sauvignon, com passagem de 7 meses em barricas de carvalho. Este pontuado rótulo, levou 5 estrelas no Guia Peñin e Medalha de prata no Mundus Vini. Na taça é intenso, com deliciosos aromas de geleia de frutas pretas, compota de cereja, especiarias doces, como baunilha, além de coco e anis estrelado.
Itália | Tinto | 750 ml
País Itália
Região Puglia
Vinícola Nizzardo
Uva Primitivo, Zinfandel
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda .
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 15-16°C
Picanha grelhada, filé em crosta de pimentas, nhoque ao molho vermelho, brie folhado com geleia de frutas vermelhas, picanha grelhada e tábua de frios.
A premiada e reconhecida vinícola Castellani elabora vinhos únicos em suas vinhas e vinícolas espalhadas em todo a Itália. Nizzardo é originário da Apulia, ou Puglia. A região é ideal para esta casta tão emblemática, com o terroir perfeito para o amadurecimento da casta da origem a vinhos encorpados e intensos, com aromas de frutas pretas em compota, geleia de mirtilos, além de especiarias doces. Já no paladar é envolvente com ótima persistência.