FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
A seleção de ClubeD premium deste mês traz dois vinhos argentinos que não podem faltar na sua adega. Vindos da região de La Rioja, na Argentina, esta que é uma região que está cada vez mais tendo destaque pelos seus vinhos tintos longevos, além de brancos frescos.
Localizada entre os vales de Famatina e do Velasco, formando um microclima com muito sol, poucas chuvas, mas devido a sua altitude, as noites são frias que colaboram para o amadurecimento ideal da fruta.
O primeiro rótulo, Raza Blend traz duas das castas mais emblemáticas do país, a bonarda uma casta italiana que traz muito corpo e tanino, e da clássica casta francesa malbec. Um vinho potente, encorpado, com muita nota de fruta preta sobremadura como ameixa, cereja, além de especiarias como anis estrelados, cardamomo e baunilha. Afinal o vinho passa 12 meses em barrica de carvalho, trazendo essas notas muito presentes.
Já o outro rótulo La Florentina Reserva, é 100% malbec. Com uvas colhidas manualmente e passagem por carvalho americano e francês, espere um típico malbec argentino, com muita cor e muito corpo na taça. Aromas de frutas pretas sobremaduras, além de notas de cacau, toffe e café.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propaganda de conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Argentina | Tinto | 750ml
País Argentina
Região La Rioja, Mendoça
Vinícola Bodegas Paniza
Uva Bonarda e Malbec
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 12 meses em barrica
Tempo de guarda 06 anos
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 16-17°C
Carne de Panela, churrasco, Pernil de porco assado, polenta com gorgonzola, risoto de ossobuco, charcutaria, almôndegas com espaguete, filé com nhoque aos 4 queijos, além de pizzas e lasanha á bolonhesa.
Elaborado na região medoncina de La Rioja, que fica aos pés dos Andes. A região fica na sombra de chuvas, entre o vale da Famatina e a Serra de Velasco, dando origem a um clima extremamente árido, com alta incidência solar. Para que os vinhedos possam dar oorigem a vinhos mais equilibrados a altitude é utilizada, e as vinhas ficam há cerce de mil metros de altitude. O rótulo leva duas das castas mais emblemáticas da Argentina, a malbec e a bonarda e conta com uma passagem de 12 meses em barricas. Na taça, apresenta a coloração rubi, com aromas de frutas pretas em compota e frutas secas como figo, além de especiarias como baunilha e cardamomo, já no paladar o líquido é equilibrado e os taninos são estruturados.
Argentina | Tinto | 750ml
País Argentina
Região La Rioja, Mendoça
Vinícola La Riojana
Uva Malbec
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Estágio em barrica
Tempo de guarda 05 anos
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 16-17°C
Cordeiro assado, massas com molhos de carnes ou muito bem temperados.
Elaborado na árida região do Vale da Famatina em La Rioja, Argentina. Com solos aluviais e pouca pluviosidade as videiras passam por estresse hidrico, dando origem a uvas com coloração e sabores concentrados. Para garantir o equilibrio do rótulo as vinhas foram plantadas em uma altitude de mil metros, garantindo um clima mais fresco. Na taça o líquido apresenta a coloração rubi, aromas de frutas pretas secas como figos e tâmaras, além de notas de caixa de charuto e paprica, já no paladar taninos estruturados solicitam um prato para acompanha-lo.