FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Sócio ClubeD Premium,para a sua seleção deste mês trouxemos dois rótulos para degustar o melhor da Espanha e Portugal, com passagem por dois tipos de barricas de carvalho diferentes. O primeiro rótulo Casa Albali, é elaborado na região espanhola de Valdepeñas e o liquido leva a casta tempranillo. Seu visual é rubi de média intensidade, com aromas de frutas secas como figos e tâmaras, além de notas de violetas e coco, vindas de sua passagem por barrica de carvalho americano. No paladar, espere taninos envolventes e ótima acidez para acompanhar carnes grelhadas e pratos com cogumelos. Para compor a seleção, trouxemos o premiado vinho da região do Tejo, Portugal elaborado pela vinícola Fiuza, Canto do Pedro Reserva. O rótulo traz estampado um sombreiro centenário que possui na propriedade. O liquido é composto pelo blend de castas Touriga nacional, cabernet sauvignon e tinta francisca, provenientes de vinhas velhas com média de 30 anos de idade. Seu visual é rubi intenso, com aromas como geleia de mirtilos e cerejas , além de especiarias como, pimenta do reino, cardamomo e baunilha, provenientes do seu envelhecimento em barricas de carvalho francês. No paladar, espere taninos firmes e boa acidez. Harmonize este vinho gastronômico com short rib grelhado ou lasanha de filé e gorgonzola.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Espanha | Tinto | 750ml
País Espanha
Região Valdepeñas D.O.
Vinícola Félix Sólis
Uva Tempranillo
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Barrica Americana
Tempo de guarda 6 anos
Teor Alcoólico 13,5%
Temperatura 13 - 16°C
Churrasco de picanha, canapés com patês de ervas finas.
O vinho Alibali é elaborado na Denominação de Origem de Valdepeñas, Espanha, o líquido leva a casta emblemática do país, tempranillo e possui passagem em barricas de carvalho americano. Espere na taça um vinho de coloração rubi intensa, com aromas de frutas pretas sobremaduras como figos e ameixas, além de coco e cacau.
Portugal | Tinto | 750ml
País Portugal
Região Tejo
Vinícola Felix Solis Avantis S.A
Uva Sem informação
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 06 meses em barrica
Tempo de guarda 06 anos
Teor Alcoólico Sem informação
Temperatura 14° - 18° C
Tagliatelle com iscas de filé e gorgonzola, lasanha á bolonhesa, pizza de filé, entrecôte grelhado, nhoque com filé, creme de cogumelos e croutons, risoto de 4 queijos, espaguete a caccio e pepe.
Canto do Pedro é elaborado pela Bodegas Fiuza, reconhecida vinícola centenária, que possui grande nome no estudo de castas internacionais dentro do território português. O rótulo Canto do Pedro, elaborado na região do Tejo, trás no rótulo o sombrero, árvore que da origem as rolhas de cortiça e que possui na propriedade da vinícola. O vinho é elaborado a partir do blend das castas touriga nacional, cabernet sauvignon e tinta francisca, algumas das vinhas possuem cerca de 36 anos de idade; e conta com uma passagem de 06 meses em barricas de carvalho francês. Na taça, espere a coloração rubi intensa e aromas de frutas pretas em geleia como, mirtilos e cerejas, além de baunilha, pimenta do reino e cardamomo. Já no paladar, apresenta taninos firmes mas equilibrados seguidos de uma acidez equilibrada.