FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Para o sócio de ClubeD Premium deste mês trouxemos dois vinhos elaborados em duas diferentes regiões de Portugal. José Maria da Fonseca possui 2 séculos de história na produção dos vinhos, entregando rótulos autênticos. O atual enólogo, Domingos Soares Franco, pertence a 7° geração e possui grande know-how e reconhecimento internacional nas suas criações. O rótulo Primum, safra 2021, significa primeiro em latim, leva este nome pois foi o primeiro rótulo da casa a ser elaborado com uvas da vinha de Algeruz, localizadas na Península de Setúbal. O líquido leva as castas castelão e touriga nacional e entrega no visual a cor rubi intensa. Já no olfato traz notas de frutas como cereja azeda e licor de cassis, além de notas mentoladas e especiarias vindas do seu envelhecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. No paladar, possui taninos envolventes e uma acidez equilibrada, entregando um vinho redondo, com potencial de guarda. Junto com esta seleção trouxemos o rótulo Dona Julieta, seu nome vem como uma homenagem a esposa do patriarca, fundador da Adega José de Sousa. O líquido é elaborado com as castas aragonês, trincadeira, Syrah e alicante bouschet, com vinhas fincadas do Alentejo. Possui passagem de 6 meses em barricas novas de carvalho francês e americano, entregando na taça a coloração rubi intensa, aromas de frutas pretas em compota, como ameixas e cerejas, além de notas de couro, cacau e caramelo. No paladar possui taninos ásperos, e uma acidez envolvente, convidando para uma harmonização com pratos que levem carnes vermelhas, como churrasco.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Portugal | Tinto | 750 ml
País Portugal
Região Aletanjo
Vinícola Adega José de Souza
Uva Alicante Bouschet, Aragonez, Syrah e Trincadeira
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Barrica Americana e Barrica Francesa
Tempo de guarda 6 meses
Teor Alcoólico 14%
Temperatura 13 - 16°C
lasanha 4 queijos, risoto parmeggiano, hambúguer com bacon, carne de panela, espaguete com ragu, filé com geleia de frutas vemelhas e bruschetta.
José Maria da Fonseca possui 2 séculos de história na produção dos vinhos, entregando rótulos autênticos. O atual enólogo, Domingos Soares Franco, pertence a 7° geração e possui grande know-how e reconhecimento internacional nas suas criações.
Portugal | Tinto | 750 ml
País Portugal
Região Península Setúbal
Vinícola José Maria da Fonseca
Uva Castelão e Touriga Nacional
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Barrica Americana e Barrica Francesa
Tempo de guarda 6 meses
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 7 - 13°C
Arancini, risoto de queijo com filé, bolinho de feijoada, atum com crosta de panko, pizza 4 qeijos, espaguete ao molho gorgonzola e tábua de charcutaria e queijos.
Portugal. José Maria da Fonseca possui 2 séculos de história na produção dos vinhos, entregando rótulos autênticos. O atual enólogo, Domingos Soares Franco, pertence a 7° geração e possui grande know-how e reconhecimento internacional nas suas criações. O rótulo Primum, safra 2021, significa primeiro em latim, leva este nome pois foi o primeiro rótulo da casa a ser elaborado com uvas da vinha de Algeruz, localizadas na Península de Setúbal. O líquido leva as castas castelão e touriga nacional e entrega no visual a cor rubi intensa. Já no olfato traz notas de frutas como cereja azeda e licor de cassis, além de notas mentoladas e especiarias vindas do seu envelhecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. No paladar, possui taninos envolventes e uma acidez equilibrada, entregando um vinho redondo, com potencial de guarda.