FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Para os sócios de ClubeD Premium, selecionamos para o mês de fevereiro dois vinhos da premiada vinícola Ochagavia. Localizada na região do Vale do Rapel, sub-região do Vale de Colchagua, Chile. A vinícola foi uma das primeiras que revolucionaram a viticultura local, trazendo cepas francesas a Santiago, por Silvestre Ochagavia. O primeiro rótulo, Ochagavia Reserva, é elaborado com a casta cabernet sauvignon, trazendo um visual rubi com reflexos púrpura. A passagem do líquido por madeira, traz aromas de frutas pretas em compota, como cereja e mirtilo, além de especiarias como canela e cravo. No paladar, espere taninos envolventes, harmonizados com uma boa acidez. Para compor a seleção, trouxemos da mesma linha o rótulo Ochagavia carménère. A casta tomou fama em 1993, quando foi redescoberta entre os vinhedos de merlot, graças a sua folha de coloração diferenciada e sua maturação tardia, notou-se que poderia ser outra casta; nos últimos anos a carménère se tornou uma das castas mais emblemáticas do país. Seu visual rubi é intenso, e sua passagem por barricas de carvalho traz aromas de frutas pretas sobremaduras como ameixas e cerejas, além de especiarias como pimenta do reino preta, cravo e leve toque herbáceo. No paladar os taninos são finos e redondos, muito bem balanceados com a acidez.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Chile | Tinto | 750ml
País Chile
Região Vale do Rapel, Colchagua
Vinícola Ochagavia
Uva Cabernet Sauvignon
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda 04-05 anos
Teor Alcoólico 13,5&
Temperatura 13 - 16°C
T-bone grelhado, vegetais grelhados, polenta com ragu de ossobuco, risoto caprese, espaguete à bolonhesa, rondelli de presunto e queijo, tortéi ao sugo, pizzas e tábuas de frios
A vinícola Ochagavia é uma das prinicpais responsáveis pela revolução na vinificação no Chile. Em 1851, Silvestre Ochagavia traz as primeiras cepas francesas para serem plantadas em Santiago. O rótulo Don Silvestre, é elaborado 100% a partir de cabernet sauvignon, com passagem por madeira. No visual, traz a coloração rubi com reflexos púrpuras e aromas de frutas pretas em compota e especiarias como canela e cravo. No paladar os taninos são redondos e envolventes, equilibrados com a acidez.
Chile | Tinto | 750ml
País Chile
Região Vale do Rapel, Colchagua
Vinícola Ochagavia
Uva Carménère
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Sem Passagem
Tempo de guarda 04-05 anos
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 13 - 16°C
Escondidinho de carne seca, espaguete com ragu de carne, carne seca á cebolada, pimentão recheado, pizza de calabresa, torté ao sugo, lasanha á bolonhesa, massa à carbonara e tábua de frios
Don Silvestre é uma homenagem a Silvestre Ochagavia, que em 1851 revolucionou a vinificação chilena trazendo cepas francesas a Santiago. Carménère é uva emblemática do país, e foi redescoberta em 1993, em meio aos vinhedos de merlot. Devido a sua maturação tardia e sua folha em coloração diferente no outono, realizou-se um estudo para entender qual casta era aquela. Assim renasce a carménère, que foi dizimada no séc. 19 na Europa pela praga Filoxera. O líquido é elaborado 100% de carménère e conta com passagem em madeira. Na taça apresenta o visual rubi, com notas de frutas pretas maduras e especiarias como pimenta do reino preta, cravo e canela. Além de um leve toque herbáceo. No paladar, os taninos são finos e redondos.