FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Olá Sócio ClubeD Premium! Para o mês de abril a sua seleção traz dois rótulos elaborados na França e Itália. O rótulo Cuvée Laborie, é elaborado pela LGI Wines no Languedoc, região com ampla diversidade de climas e terroirs ao sul da França. O nome do vinho é uma homenagem aos “Bories”, que são grandes construções de pedras empilhadas que ficavam em meio as plantações, onde podia ser utilizada para descanso ou guardar as ferramentas dos viticultores. O líquido é elaborado com a casta autóctone carignan, provenientes de vinhas velhas, apresentando suculentas notas de cereja azeda, tabaco, cacau e trufas. Já no paladar os taninos são bem expressivos, com muita persistência, indicamos a decantação do rótulo 30 minutos antes do consumo. Para harmonizar, carnes de caça e molhos de longa cocção serão o par perfeito. Já o outro rótulo é elaborado pela centenária vinícola Botter, na região de Salento, localizada no salto da bota, é única área vitícola especializada na variedade, que teve sua origem na Croácia. O líquido apresenta a intensa coloração rubi, com nota de frutas pretas cozidas como ameixas, cerejas além de café e toffe. Já no paladar, traz taninos intensos característicos de um vinho gastronômico. ideal para harmonizar com nhoque ao molho vermelho e entrecôte.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propaganda de conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
França | Tinto | 750 ml
País França
Região Languedoc
Vinícola LGI SAS
Uva Carignan
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Meio seco
Passagem por barril 50% do vinho 3 meses em barricas de carvalho francês
Tempo de guarda 03 anos
Teor Alcoólico 12,50%
Temperatura 16-18ºC
Linguini ao molho de ossobuco, fondue de carne, risoto de jacaré, faisão, bolinho de javali agridoce, carpaccio de carne vermelha, risoto de queijo parmesão, entrecôte grelhado e nhoque com carré de cordeiro.
O rótulo é elaborado pela LGI Wines, que está situada no Languedoc, uma das maiores regiões produtoras do mundo. Com ampla diversidade de clima e terroirs, é dali que nasce o vinho Cuvée Laborie, com uvas de vinhas velhas da casta Carignan. Parte do vinho conta com passagem em barricas de carvalho, aportando notas de frutas pretas maduras, especiarias, além de notas terciárias como caixa de charuto e toffe. Já no paladar é intenso e persistente combinando muito bem com pratos mais estruturados.
Itália | Tinto | 750 ml
País Itália
Região Manduria, Puglia
Vinícola Botter
Uva Primitivo e Zinfandel
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Meio seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda 04 anos
Teor Alcoólico 14%
Temperatura 16-18ºC
Hambúrguer de costela com bacon, risoto de ossobuco com queijo parmesão, nhoque ao molho quatro queijos e filé, pizzas com carne vermelha e tábua de charcutaria e queijos.
A casta primitivo, que teve sua origem na Croácia, fez da região da Manduria, na Itália, a sua maior referência, já que atualmente, é a única área vitícola da Itália especializada na variedade. A centenária vinícola Botter, assina o rótulo Chiaro que na taça apresenta deliciosas nuances de frutas pretas cozidas, além de licor de cassis e especiarias, já no paladar, espere um vinho intenso com ótima persistência e ideal para harmonizar com pratos mais estruturados.